Missionários Redentoristas Publicado em: 06/02/2012 | Seção: Blog | Assunto: Pe. Brendan • Setor de Comunicação

17/02/2012 15:47

 

 

A Vice-Província de Fortaleza dos Missionários Redentoristas está celebrando seu Jubileu de Ouro. Em 1961, os Redentoristas entraram em contato com o então Arcebispo de Fortaleza Dom Antonio de Almeida Lustosa, a fim de acertarem uma possível fundação nas terras cearenses. Isso foi possível e no dia 25 de março de 1962, Dom Antonio, de saudosa memória, entregou a Paróquia de São Raimundo em Porangabussu aos cuidados dos Redentoristas. Inicialmente, a Vice-Província foi composta de redentoristas oriundos da Irlanda, mas hoje há um bom número de confrades brasileiros trabalhando junto com os padres que saíram da Irlanda para abraçar com alegria sua vocação aqui no Ceará. Hoje, a Vice-Província tem um bom número de redentoristas brasileiros e um número razoável preparando para serem sacerdotes com um número menor preparando-se para serem irmãos redentoristas.

A Congregação do Santíssimo Redentor, mais conhecida como Os Padres Redentoristas, foi fundada por um gigante na santidade e na fecundidade de obras, no seio da Igreja. Santo Afonso Maria de Ligouri, bispo, poeta, musicista, advogado, Doutor da Igreja, nasceu perto de Nápoles, Itália, em 1696, e faleceu em 1787 com 91 anos de idade. A Congregação Redentorista é dedicada à pregação de retiros, de missões populares, sobretudo, em favor das classes mais pobres e nos lugares espiritualmente mais carentes. Santo Afonso foi realmente um homem de ação vigorosa. Além de pregar nas santas missões populares foi também prodigioso escritor: deixou 120 obras que tratam dos assuntos mais variados: tratados de teologia moral, em que Afonso foi mestre incomparável; livros de espiritualidade, meditações, sermões, retiros etc. Hoje,os redentoristas da Vice-Província de Fortaleza têm seis comunidades religiosas no Ceará, duas em Piauí e uma em Maranhão.

Em Fortaleza, no Bairro Rodolfo Teófilo, na Igreja São Raimundo, cada quarta feira há a Novena em honra de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro nos seguintes horários: 6.00 hs., 10.30, 15.30, 16.30, 17.30, 18.30 e 19.30. Todas as sessões da novena são sempre bem freqüentadas.

Foi publicado um livro de 736 páginas da autoria do Pe. Gilberto Paiva C.Ss.R. e titulado “A Vice-Província Redentorista de Fortaleza”, pela Editora Santuário, 2011. O autor, historiador e membro da Província Redentorista de São Paulo, passou um ano morando na Vice-Província de Fortaleza pesquisando nos arquivos e entrevistando os padres, especialmente os mais idosos. O livro trata do início de nossa caminhada no sertão de Goiás e vai às praias dos verdes mares onde nos encontramos hoje. Basicamente o livro vai do ano 1960 até o fim do ano 2010.

Pe.Dr. Brendan Coleman Mc Donald, redentorista e assessor da CNBB Reg. NE1