Ano da Promoção Vocacional Redentorista


O Superior Geral da Congregação Redentorista, Pe. Michael Brehl, C.Ss.R. envia a você, que faz parte da família redentorista, uma mensagem sobre o Ano Vocacional na Congregação, que se inicia com a festa de Santo Afonso, no dia 1° de Agosto.

 

Queridos confrades, irmãs religiosas e leigos Redentoristas:
 
Saudações do Rio de Janeiro, onde nós celebramos a Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco e milhões de jovens peregrinos. Muitos Missionários Redentoristas, Leigos Missionários e jovens somaram na celebração da Jornada Afonsiana em Aparecida e da Jornada Mundial da Juventude no Rio. Foi com muita alegria viverciar, esses dias, acompanhado pelos confrades Enrique López, Alberto Eseverri, Noel Londoño e Ulysses da Silva do Governo Geral. Em especial, eu gostaria de agradecer a Província do Rio de Janeiro, São Paulo e todas as (Vice) Províncias da URB, como também todos os voluntários que contribuíram muito para essa bonita experiência.

 

Na Quinta-Feira, 01 de agosto de 2013, na Igreja de Santo Afonso, no Rio de Janeiro, abrirei oficialmente o Ano de Promoção da Vocação Missionária Redentorista, o qual foi proclamado em abril. O Governo Geral encoraja cada Província, vice-Província, Região e Missões a iniciar esse Ano Vocacional no dia 1º. de Agosto, ou logo que vocês possam. [nota do tradutor: A Comissão Nacional da Juventude sugeriu que a abertura nas paróquias e comunidades no Brasil seja dia 04 de agosto – domingo]. Durante desse ano, nós urgimos que vocês planejem eventos, celebrações, orações, catequeses, dias de retiro da comunidade e outros meios criativos na promoção do Ano Vocacional.
 
Nesse momento o Secretariado Geral de Formação apresenta a vocês alguns elementos sobre o Ano de Promoção Vocação Missionária Redentorista: o logo, o tema, a oração e a triptych (capelinha). Esses elementos são sugestões do Governo Geral, mas cada Província, Vice-Província, Região ou Missão irão adaptá-las à situação particular onde se vive a Missão Redentorista.
 
Como testemunhas e Missionários da Redenção, nós rogamos a Deus para renovar a nossa vocação como indivíduos e especialmente como um corpo missionário (C. 2). Na tradição de St. Afonso, os grandes mistérios da redenção incluem: a Encarnação (humanidade infusa com a presença de Deus, cf. C. 19); a Paixão (compromisso e doação pelos outros em Jesus Cristo, cf. Cc. 48-50); e a Ressurreição (vida nova, presença permanente e transformação no Espírito, cf. C. 51, 56).
 
Como testemunhas, nós damos testemunho não somente para relembrar os grandes mistérios da nossa Redenção, mas também através do viver mais intensamente esses mistérios. Como missionários, nós convidamos outros a partilhar mais intensamente a Copiosa Redenção proclamada por Jesus o Redentor. 
 
Possa esse Ano Vocacional Redentorista inspirar todos nós - Confrades, Irmãs, Leigos Redentoristas e os Jovens – a uma profunda renovação da nossa identidade como Testemunhas e Missionários da Redenção. Com St. Afonso, possamos nós ‘seguir o exemplo de Jesus Cristo, o Redentor, pregando a Palavra de Deus aos pobres’ (C. 1) com paixão, criatividade, alegria e esperança.
 
Na festa do nosso fundador, St. Afonso, eu desejo a vocês muitas graças e bênçãos. Seu zelo apostólico, sua paixão por Jesus Cristo, e seu amor pelos mais abandonados e os pobres continue a nos dar esperança e coragem da missão nos dias de hoje. Abençoado e  alegre dia de festa a cada um de vocês.
 
Que a Mãe do Perpétuo Socorro e St. Afonso nos acompanhem durante todo esse ano de graça.
 
Seu irmão no Redentor.
 
Michael Brehl, CSsR
Superior Geral
 

Oração do Ano Vocacional Redentorista

 
 

 

 

 

 

 

MATÉRIA QUE SAIU NO JORNAL "O POVO" DE FORTALEZA

 

FOTO: IGOR DE MELO

REDENTORISTA 04/02/2012 - 15h00

 

50 anos do trabalho social da congregação na Capital

 

ENTENDA A NOTÍCIA

Para promover a fé católica, padres conhecidos como missionários redentoristas atuam em comunidades carentes no mundo todo, com projetos sociais. No Ceará, padres irlandeses chegaram há meio século.

 

Os membros da Congregação Redentorista vieram da Irlanda para o Ceará no ano de 1962. Os padres vieram da Irlanda em um navio para promover a fé e desenvolver projetos sociais. Hoje moram em comunidades carentes e comemoram os 50 anos de trabalho social na Capital.

Tudo começou em 1894, quando padres europeus chegaram ao Brasil para difundir a fé católica e desenvolver projetos sociais em comunidades carentes. A Congregação do Santíssimo Redentor já existe há quase três séculos e foi fundada na Itália. Em 1962, alguns vieram de Dublin, na Irlanda, ao Ceará. Hoje eles comemoram meio século de atuação na Capital e lançam o livro A vice-província de Fortaleza, neste domingo.

Eles estão presentes em diversos países pelo mundo. No Brasil, a “província” de Dublin está dividida em três “vice-províncias” que, além do Ceará, têm sede no Piauí e no Maranhão. O padre irlandês Eduardo Gowing mora há 16 anos na Favela do Luxou, na Praia do Futuro. Ele vive em “imersão”, contribuindo em grupos de dezoito comunidades da região. “Nós trabalhamos juntos aos mais pobres, moramos numa casa igual à de todos, num beco”, contou.O padre abandonou o nome de registro que para tornar o contato mais acessível na comunidade. Segundo ele, são desenvolvidos trabalhos sociais e espirituais no local. “Procuramos acompanhar a vida do povo não só no sentido religioso.

Motivados pela nossa fé, queremos ajudar a discutir os problemas e procurar soluções”, explicou.Além da falta de saneamento, do desemprego e da violência, padre Eduardo diz que a maior dificuldade é o combate às drogas. “É um problema enorme, tem destruído a vida de muitos jovens e criado muito sofrimento para as famílias”, lamentou. Carlos Clear, também irlandês, está afastado do trabalho devido a problemas de saúde.

Chegou ao Brasil em um navio com seis missionários. Aprendeu a língua portuguesa em menos de um ano e desenvolveu trabalhos sociais durante toda a vida. Atuou em várias comunidades. Mas, no começo, houve um estranhamento. “O povo ficava nos ‘curiando’ porque ficávamos vestidos de batinas, mas aos poucos fomos nos adaptando à realidade brasileira. Foi algo novo e desafiador”, lembra.Da nova geração, o cearense missionário Moésio Pereira, 40, foi ordenado como padre redentorista em 2003 e sente que está perpetuando a história que os irmãos irlandeses começaram. Padre Moésio atua em comunidades no bairro Rodolfo Teófilo: “A gente organiza o povo para lutar pelos seus direitos fundamentais”.

Mais informações: www.queroserredentorista.webnode.com.br ou (85) 3237 3559 

Mais sobre os redentoristas

 

São 45 missionários que, hoje em dia, atuam em Fortaleza e 19 jovens estudam para se tornarem membros da Congregação Redentorista.Os missionários estão reunidos para balanço dos trabalhos de 2011 e para traçar estratégias sobre a próxima etapa. Dois padres da congregação já estão em Moçambique e Malawi, na África, realizando um estudo para desenvolver lá o mesmo trabalho que é realizado aqui. Em breve, mais padres brasileiros também irão para o outro lado do oceano perpetuar essa história de 280 anos. A trajetória é longa. No livro que será lançado, são mais de 700 páginas que contam o percurso do grupo em Fortaleza.

Danilo Castrocotidiano@opovo.com.br

FONTE: https://www.opovo.com.br/

 

Em comemoração do ano jubilar [1962 a 2012], da chegada dos primeiros Redentorista ao norte de Tocantins, que culminou com  assembleia da Vice Provincia de Fortaleza, que aconteceu  de 02/02 a 05/02/2012. Na alegria do jubilo, contamos ainda, com nossos Leigo(a)s Redentoristas e amigos nesta festa.

jubilar.

 

 

No ultimo dia 15 de março, estivemos reunidos em Icaraí - Caucaia/CE, para juntos comemorarmos a festa de nosso confrade São Clemente.

Na alegria, na fraternidade como irmãos em Cristo, esse dia foi singular, pois todo o regiional do Ceará se fizeram presente a esse momento.

Que São Clemente na sua bondade interceda a Deus por nós e nos motive sempre para missão de Cristo Redentor.

__________________________________________________________________________________________________________________________________No último dia 21 de junho de 2013, foi ordenado a presbitero para Igreja , o jovem Washington Luiz, CSsR,  pela imposição das mãos  do Sr. Revedissimo Dom Vasconcelos, bispo auxiliar de Fortaleza.

Que o neo presbitero Washington seja fiel a sua missa.