Mateus 6,24-34

27/02/2011 11:20

 

8ª Domingo do Tempo Comum

 

PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DE JESUS CRISTO SEGUNDO MATEUS

 

- Um escravo não pode servir a dois donos ao mesmo tempo, pois vai rejeitar um e preferir o outro; ou será fiel a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro.
- Por isso eu digo a vocês: não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para se vestir. Afinal, será que a vida não é mais importante do que a comida? E será que o corpo não é mais importante do que as roupas? Vejam os passarinhos que voam pelo céu: eles não semeiam, não colhem, nem guardam comida em depósitos. No entanto, o Pai de vocês, que está no céu, dá de comer a eles. Será que vocês não valem muito mais do que os passarinhos? E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso.
- E por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem as flores do campo: elas não trabalham, nem fazem roupas para si mesmas. Mas eu afirmo a vocês que nem mesmo Salomão, sendo tão rico, usava roupas tão bonitas como essas flores. É Deus quem veste a erva do campo, que hoje dá flor e amanhã desaparece, queimada no forno. Então é claro que ele vestirá também vocês, que têm uma fé tão pequena! Portanto, não fiquem preocupados, perguntando: "Onde é que vamos arranjar comida?" ou "Onde é que vamos arranjar bebida?" ou "Onde é que vamos arranjar roupas?" Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas. O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas. Por isso, não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas próprias dificuldades.

 

 

 

 

REFLEXÃO

 

A passagem é em si uma prática nossa vida de oração do Senhor. Na oração do Senhor, que se inicia cerca de 20 versos antes do evangelho de hoje, somos instruídos a orar ao nosso Pai que está nos céus. Agora, sabemos que o nosso Pai celestial conhece nossas necessidades. Nós oramos para que venha o seu reino. Agora somos informados de que devem buscar o seu reino ea sua justiça e tudo o mais será dado a nós. Oramos para que Deus possa cuidar de nossas necessidades diárias, o nosso pão de cada dia. Agora dizem-nos que devemos confiar em Deus para cuidar de hoje e não se preocupar com o amanhã.

Nesta era da informação, quando nada é tentada a menos que seja o resultado de uma consulta aprofundada, o evangelho de hoje nos afeta da mesma maneira que afectou os sábios de Jerusalém. Parece irresponsável de colocar a nossa confiança total em Deus e não se preocupar com o amanhã, mas esta é a fé radical exigiu de todos os cristãos. Somos desafiados a viver como pessoas de fé em uma sociedade materialista orientada. Somos desafiados a viver a oração do Senhor. Somos desafiados a colocar a fé em Deus em primeiro lugar, para fazer o seu reino a nossa prioridade, a confiança não no-lo em nossas coisas. O Evangelho de hoje não é apenas uma imagem poética do amor de Deus, é um desafio para confiar nesse amor.

As exigências radicais do cristianismo. Eles são cheios de vida e amor. Quando colocamos Deus em primeiro lugar e ter fé nEle, a nossa felicidade não é mais dependente do conteúdo de nossos armários, nossas estantes, nossos carros, barcos ou casas, ou mesmo as pessoas que entram e saem de nossas vidas. Quando colocamos Deus em primeiro lugar os fluxos de nossa felicidade a partir da experiência da presença do amor de Deus em nossas vidas. Quando colocamos Deus em primeiro lugar temos o tempo, não, mais do que isso, temos a capacidade de olhar para as aves do céu e das flores dos campos e dizer: "Deus, como eles são lindos. Como você é bom. Como Você cuidar. "

No Evangelho de hoje o Senhor nos chama para desfrutar a vida, confiando nele. Se pudéssemos desenvolver essa atitude de fé, então sempre que os acontecimentos de nossas vidas tornam-se pesados, quando a calamidade atinge indivíduos ou das relações na família, podemos contar com a presença do Senhor para cuidar de nós, para compartilhar os nossos fardos. "Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos", Jesus dirá mais tarde, no Evangelho de Mateus: "Meu jugo é suave meu fardo é leve."

Que o Senhor nos dá a fé para confiar no poder do seu amor em nossas vidas.