Mateus 17,1-9

24/03/2011 21:39

2º Domingo da Quaresma

 

 PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, † segundo Mateus.

 

 

Naquele tempo, 1Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. 2E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. 3Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. 4Então Pedro tomou a palavra e disse: “Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5Pedro ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo o meu agrado. Escutai-o!” 6Quando ouviram isto, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. 7Jesus se aproximou, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não tenhais medo”. 8Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus.9Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos”.

 

Palavra da Salvação.

 

Transfiguração

 

Sempre que algo importante é revelado, a Bíblia recorre à montanha, pois é o lugar onde Deus se manifesta. Assim  foi na proclamação das bem-aventuranças, na multiplicação dos pães e assim será no envio missionário.

No evangelho de Mateus, Jesus toma consigo Pedro, Tiago e João e os leva a um alto monte, onde se transfigura à vista deles. 0 fato da transfiguração está presente em Mateus, Marcos e Lucas. Cada um deles sublinha determinada faceta. Mateus revela que  Jesus é o novo Moisés, o Servo de Deus e o Profeta com a missão de instaurar o Reino. Ele concederá ao novo povo, representado pelos  três discípulos, a Lei da nova aliança.

0 texto fala de "seis dias depois". Isto evoca a criação, porque no sexto dia Deus criou o ser humano. Mediante a transfiguração, Jesus antecipará a nova criação, a plena realização daquilo que Deus planejou para os seres humanos.

"Seu rosto brilhou como o sol e suas roupas tornaram-se brancas como a luz". Jesus revela antecipadamente aos discípulos a glória que alcançará após passar pela Paixão e Morte na cruz. 0 rosto desfigurado se transformará em glorificado. Após o aniquilamento no alto do Calvário, ressurgirá como um sol brilhante.

"Moisés e Elías conversavam com Ele". Em Jesus Cristo, céu e a terra, a antiga e a nova Lei se unem. Ele é a ponte, o mediador entre a humanidade e Deus. Deslumbrado e sem compreender o que estava acontecendo, Pedro quer eternizar o que contempla: "Senhor, como é bom estarmos aqui! Se queres, levantarei aqui três tendas: uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias".

Em seguida, em meio à nuvem que os encobre, ouve-se uma voz que diz: "Este é o meu Filho amado, de quem eu me agrado, escutai-o". Notemos que esta voz se fez ouvir também no batismo de Jesus (Mt 3,7): Ele é o Filho querido do Pai, a quem todos devem dar ouvidos, pois é o portador da Boa-Nova do Reino. Os discípulos são convidados a dar ouvidos ao Filho de Deus e a aceitar o mistério de Cristo e segui-lo no caminho da cruz.

Com o rosto por terra, os discípulos "ficaram com muito medo". Reação própria do ser humano quando recebe uma grande comunicação de Deus. Todavia, Jesus substitui o medo pela coragem. "Levantem-se e não tenham medo". A proximidade de Jesus gera confiança. "Ao abrir os olhos, os discípulos não viram ninguém, senão Jesus". 0 mistério do Messias é compreendido pelos olhos da fé. "A ninguém contem essa visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos". Em outras palavras, não divulguem nem antecipem as realidades futuras. Será preciso ainda mostrar a o rosto desfigurado. Depois brilhará a luz. A partir da Páscoa, todos saberão que Cristo é a luz que ilumina a humanidade.

Frei Faustino Paludo, OFM Cap.
O Mensageiro de Santo Antônio